O Guia de cientistas e engenheiros para processamento de sinal digital Por Steven W. Smith, Ph. D. Capítulo 3: ADC e DAC O teorema de amostragem A definição de amostragem adequada é bastante simples. Suponha que você provar um sinal contínuo de alguma forma. Se você pode reconstruir exatamente o sinal analógico das amostras, você deve ter feito a amostragem corretamente. Mesmo que os dados amostrados parecem confusos ou incompletos, a informação chave foi capturada se você pode reverter o processo. A Figura 3-3 mostra vários sinusoides antes e depois da digitalização. A linha contínua representa o sinal analógico que entra no ADC, enquanto os marcadores quadrados são o sinal digital que sai do ADC. Em (a), o sinal analógico é um valor DC constante, uma onda de coseno de zero freqüência. Uma vez que o sinal analógico é uma série de linhas retas entre cada uma das amostras, todas as informações necessárias para reconstruir o sinal analógico estão contidas nos dados digitais. De acordo com a nossa definição, esta é uma amostragem adequada. A onda de seno mostrada em (b) tem uma frequência de 0,09 da taxa de amostragem. Isso pode representar, por exemplo, uma onda senoidal de 90 ciclos segundo amostra em 1000 amostras por segundo. Expresso de outra forma, há 11,1 amostras tomadas em cada ciclo completo da sinusoide. Esta situação é mais complicada do que o caso anterior, porque o sinal analógico não pode ser reconstruído simplesmente desenhando linhas retas entre os pontos de dados. Essas amostras representam adequadamente o sinal analógico. A resposta é sim, porque nenhum outro sinusoide, ou combinação de sinusoides, produzirá esse padrão de amostras (dentro das restrições razoáveis listadas abaixo). Essas amostras correspondem a apenas um sinal analógico e, portanto, o sinal analógico pode ser exatamente reconstruído. Novamente, uma instância de amostragem adequada. Em (c), a situação é mais difícil ao aumentar a frequência das ondas de seno a 0,31 da taxa de amostragem. Isso resulta em apenas 3,2 amostras por ciclo de onda senoidal. Aqui, as amostras são tão esparsas que nem sequer parecem seguir a tendência geral do sinal analógico. Essas amostras representam corretamente a forma de onda analógica. Outra vez, a resposta é sim, e exatamente pelo mesmo motivo. As amostras são uma representação única do sinal analógico. Todas as informações necessárias para reconstruir a forma de onda contínua estão contidas nos dados digitais. Como você vai fazer isso, será discutido mais adiante neste capítulo. Obviamente, ele deve ser mais sofisticado do que apenas desenhar linhas retas entre os pontos de dados. Tão estranho quanto parece, esta é uma amostragem adequada de acordo com a nossa definição. Em (d), a frequência analógica é empurrada ainda mais para 0,95 da taxa de amostragem, com apenas 1,05 amostras por ciclo de onda senoidal. Essas amostras representam corretamente os dados Não, eles não As amostras representam uma onda senoidal diferente da que está contida no sinal analógico. Em particular, a onda senoidal original de 0,95 freqüência se distorce como uma onda senoidal de 0,05 freqüência no sinal digital. Esse fenômeno de sinusoides que altera a freqüência durante a amostragem é chamado de aliasing. Assim como um criminoso pode assumir um nome ou identidade assumido (um alias), o sinusoide assume outra freqüência que não é própria. Uma vez que os dados digitais não estão mais relacionados a um sinal analógico particular, uma reconstrução inequívoca é impossível. Não há nada nos dados amostrados para sugerir que o sinal analógico original tenha uma freqüência de 0,95 em vez de 0,05. A onda senoidal escondeu sua verdadeira identidade completamente, o crime perfeito foi cometido De acordo com a nossa definição, este é um exemplo de amostragem inadequada. Esta linha de raciocínio leva a um marco no DSP, o teorema de amostragem. Freqüentemente, isso é chamado de teorema de amostragem de Shannon, ou o teorema de amostragem de Nyquist, após os autores dos artigos da década de 1940 sobre o tema. O teorema de amostragem indica que um sinal contínuo pode ser amostrado corretamente, somente se não contiver componentes de freqüência acima da metade da taxa de amostragem. Por exemplo, uma taxa de amostragem de 2.000 amostras de segundo plano exige que o sinal analógico seja composto de frequências inferiores a 1000 ciclos de segundos. Se as frequências acima deste limite estiverem presentes no sinal, elas serão alias a frequências entre 0 e 1000 ciclosecondos, combinando com qualquer informação que fosse legitimamente lá. Dois termos são amplamente utilizados quando se discute o teorema de amostragem: a freqüência de Nyquist ea taxa de Nyquist. Infelizmente, seu significado não é padronizado. Para entender isso, considere um sinal analógico composto de freqüências entre DC e 3 kHz. Para digitalizar adequadamente esse sinal, ele deve ser amostrado a 6.000 amostras (6 kHz) ou superior. Suponhamos que escolhemos amostras em 8000 samplessec (8 kHz), permitindo que as freqüências entre DC e 4 kHz sejam adequadamente representadas. Nessa situação, são quatro freqüências importantes: (1) a freqüência mais alta no sinal, 3 kHz (2) duas vezes essa freqüência, 6 kHz (3) a taxa de amostragem, 8 kHz e (4) a metade da taxa de amostragem, 4 kHz. Qual dessas quatro é a freqüência de Nyquist e qual é a taxa de Nyquist. Depende de quem você perguntar Todas as combinações possíveis são usadas. Felizmente, a maioria dos autores tem o cuidado de definir como eles estão usando os termos. Neste livro, ambos são usados para significar a metade da taxa de amostragem. A Figura 3-4 mostra como as freqüências são alteradas durante o aliasing. O ponto chave a lembrar é que um sinal digital não pode conter frequências acima da metade da taxa de amostragem (ou seja, a taxa de frequência de Nyquist). Quando a frequência da onda contínua está abaixo da taxa de Nyquist, a frequência dos dados amostrados é uma correspondência. No entanto, quando a frequência de sinais contínuos está acima da taxa de Nyquist, o alias altera a frequência para algo que pode ser representado nos dados amostrados. Conforme mostrado na linha de ziguezague na Fig. 3-4, cada freqüência contínua acima da taxa de Nyquist possui uma freqüência digital correspondente entre zero e metade da taxa de amostragem. Acontece que já existe um sinusoide nesta frequência mais baixa, o sinal alias irá adicionar a ele, resultando em perda de informação. Aliasing é uma informação de maldição dupla pode ser perdida sobre a freqüência mais alta e mais baixa. Suponha que você tenha um sinal digital contendo uma freqüência de 0,2 da taxa de amostragem. Se este sinal foi obtido por amostragem adequada, o sinal analógico original deve ter uma freqüência de 0,2. Se o alias ocorreu durante a amostragem, a freqüência digital de 0,2 poderia ter vindo de qualquer um de um número infinito de freqüências no sinal analógico: 0,2, 0,8, 1,2, 1,8, 2,2, 8230. Assim como o alias pode mudar a freqüência durante a amostragem, também pode mudar a fase. Por exemplo, olhe de volta para o sinal alias na Fig. 3-3d. O sinal digital alias é invertido a partir do sinal analógico original, um é uma onda senoidal enquanto o outro é uma onda senoidal negativa. Em outras palavras, o aliasing mudou a freqüência e introduziu uma mudança de fase 180. Apenas duas mudanças de fase são possíveis: 0 (sem mudança de fase) e 180 (inversão). A mudança de fase zero ocorre para frequências analógicas de 0 a 0,5, 1,0 a 1,5, 2,0 a 2,5, etc. Uma fase invertida ocorre para frequências analógicas de 0,5 a 1,0, 1,5 a 2,0, 3,5 a 4,0 e assim por diante. Agora vamos mergulhar em uma análise mais detalhada da amostragem e como ocorre o alias. Nosso objetivo geral é entender o que acontece com a informação quando um sinal é convertido de uma forma contínua para discreta. O problema é que são coisas muito diferentes, uma é uma forma de onda contínua enquanto a outra é uma série de números. Esta comparação de maçãs com laranjas torna a análise muito difícil. A solução é introduzir um conceito teórico chamado trem de impulso. A Figura 3-5a mostra um exemplo de sinal analógico. A figura (c) mostra o sinal amostrado usando um trem de impulso. O trem de impulso é um sinal contínuo consistindo de uma série de espigões estreitos (impulsos) que combinam o sinal original nos instantes de amostragem. Cada impulso é infinitamente estreito, um conceito que será discutido no Capítulo 13. Entre estes tempos de amostragem, o valor da forma de onda é zero. Tenha em mente que o trem de impulso é um conceito teórico, não uma forma de onda que pode existir em um circuito eletrônico. Como tanto o sinal analógico original como o trem de impulso são formas de onda contínuas, podemos fazer uma comparação de maçãs e maçãs entre os dois. Agora precisamos examinar a relação entre o trem de impulso e o sinal discreto (uma série de números). Este é fácil em termos de conteúdo de informações. Eles são idênticos. Se alguém é conhecido, é trivial calcular o outro. Pense nisso como finalidades diferentes de um cruzamento de ponte entre os mundos analógico e digital. Isso significa que alcançamos nosso objetivo geral uma vez que entendemos as conseqüências da mudança da forma de onda na Fig. 3-5a na forma de onda na Fig. 3.5c. Três formas de onda contínuas são mostradas na coluna da esquerda na Fig. 3-5. Os espectros de frequência correspondentes desses sinais são exibidos na coluna da direita. Este deve ser um conceito familiar de você conhecimento da eletrônica, cada forma de onda pode ser vista como sendo composta de sinusoides de amplitude e freqüência variáveis. Capítulos posteriores discutirão o domínio da frequência em detalhes. (Você pode querer rever essa discussão depois de se familiarizar com os espectros de freqüência). A figura (a) mostra um sinal analógico que desejamos provar. Conforme indicado pelo seu espectro de freqüência em (b), é composto apenas de componentes de freqüência entre 0 e cerca de 0,33 f s. Onde f s é a frequência de amostragem que pretendemos usar. Por exemplo, este pode ser um sinal de fala que foi filtrado para remover todas as freqüências acima de 3,3 kHz. Do mesmo modo, f s seria 10 kHz (10 000 samplessecond), nossa taxa de amostragem pretendida. A amostragem do sinal em (a) usando um trem de impulso produz o sinal mostrado em (c) e seu espectro de freqüência mostrado em (d). Este espectro é uma duplicação do espectro do sinal original. Cada múltiplo da freqüência de amostragem, f s. 2f s. 3f s. 4f s. Etc. recebeu uma cópia e uma cópia invertida esquerda para a direita do espectro de freqüência original. A cópia é chamada de banda lateral superior. Enquanto a cópia invertida é chamada de banda lateral inferior. A amostragem gerou novas frequências. É esta amostragem adequada. A resposta é sim, porque o sinal em (c) pode ser transformado de volta para o sinal em (a) eliminando todas as freqüências acima de f s. Ou seja, um filtro de passagem baixa analógico irá converter o trem de impulso, (b), de volta ao sinal analógico original, (a). Se você já está familiarizado com os conceitos básicos do DSP, aqui está uma explicação mais técnica de por que essa duplicação espectral ocorre. (Ignore este parágrafo se você é novo no DSP). No domínio do tempo, a amostragem é conseguida multiplicando o sinal original por um trem de impulsos de espessuras de amplitude de unidade. O espectro de frequência deste trem de impulso de amplitude de unidade é também um trem de impulso de amplitude de unidade, com os picos ocorrendo em múltiplos da frequência de amostragem, f s. 2f s. 3f s. 4f s. Etc. Quando dois sinais de domínio do tempo são multiplicados, seus espectros de freqüência são convolvidos. Isso resulta em duplicar o espectro original para a localização de cada espiga no impulso que treina o espectro. Observando o sinal original como composto de frequências positivas e negativas, as contas para as bandas laterais superior e inferior, respectivamente. Isso é o mesmo que a modulação de amplitude, discutida no Capítulo 10. A Figura (e) mostra um exemplo de amostragem inadequada. Resultando de uma taxa de amostragem muito baixa. O sinal analógico ainda contém freqüências de até 3,3 kHz, mas a taxa de amostragem foi reduzida para 5 kHz. Observe que ao longo do eixo horizontal estão mais próximas em (f) do que em (d). O espectro de freqüência, (f), mostra o problema: as porções duplicadas do espectro invadiram a banda entre zero e metade da freqüência de amostragem. Embora (f) mostre essas frequências sobrepostas como mantendo sua identidade separada, na prática, elas juntam formando uma única confusão. Como não há como separar as frequências sobrepostas, as informações são perdidas e o sinal original não pode ser reconstruído. Esta sobreposição ocorre quando o sinal analógico contém frequências superiores a metade da taxa de amostragem, ou seja, comprovamos o teorema de amostragem. Plug-ins de efeitos negativos Noise Gate Autor: Steve Daulton. Noise Gates pode ser usado para reduzir o nível de ruído entre as seções de uma gravação. Embora este seja essencialmente um efeito muito simples, este Noise Gate possui uma série de recursos e configurações que permitem que seja eficaz e discreto e adequado para a maioria dos tipos de áudio. Selecionar Função: Aplicar o efeito Noise Gate Testar o nível de ruído Veja uma das telas do Help. Ligação estéreo: Link Stereo Tracks (gate audio quando ambos os canais caem abaixo do limite do gate) Não ligue estéreo (canais independentes independentemente) Aplica filtro Low-Cut: Não (Não aplique filtro) 10Hz 6dBoctave 20Hz 6dBoctave Remove frequências secundárias incluindo DC Compensado. Freqüências de portão acima: 0 kHz a 10 kHz Aplica o portão apenas a freqüências acima do nível definido, o que pode ser útil para reduzir o silvo de fita, mas também irá introduzir algum desvio de fase. A configuração abaixo de 0,1 kHz irá desligar esse recurso. Redução de nível: -100 dB a 0 dB Quanto as seções reduzidas são reduzidas em volume. Valores abaixo de -96 dB fecham o portão para produzir silêncio absoluto. Limiar do portão: -96 dB a -6 dB Quando o nível de áudio cai abaixo desse limite, o portão irá fechar e o nível de saída será reduzido. Quando o nível de áudio sobe acima deste limite, o portão será aberto e a saída retornará ao mesmo nível que a entrada. AttackDecay: 10 a 1000 milissegundos Com que rapidez o portão abre e fecha. No mínimo (10 ms), o portão será aberto e fechado quase que instantaneamente à medida que o nível de áudio atravessa o limite. No máximo (1000 ms), o portão começará a abrir lentamente (fade-in) 1 segundo antes que o nível de som exceda o Limiar e feche gradualmente (o fade-out) depois que o nível de som cair abaixo do Limite durante um período De 1 segundo. Os tempos de porta mais longos (até 10 segundos) podem ser obtidos usando a entrada de texto em vez do controle deslizante. Para obter informações mais detalhadas e dicas de uso, leia o arquivo de ajuda incluído neste pacote ZIP. Ou as telas de ajuda incluídas no plug-in. Autor: Steve Daulton. O efeito é como um porta ruído de cabeça para baixo. Enquanto um Noise Gate atenua sons que estão abaixo de um nível de limiar especificado, o Pop Mute atenua os sons que estão acima de um nível de limiar especificado. O efeito pode ser usado para atenuar fortemente sons altos. Pode ser útil para resgatar gravações que sofrem de cliques altos ou pops. Sons (como pops) que tenham um nível de pico acima do nível de Limite serão baixados para um nível residual definido pelo Nível Mudo. Esteja ciente de que todos os sons acima do limite serão afetados. Tenha cuidado para evitar sons altos que não devem ser silenciados. O efeito olha para frente para os picos para que ele possa começar a baixar o nível do som suavemente um curto período de tempo antes do pico ocorrer. Isso é definido pelo valor de tempo do Look ahead. Após o pico ter passado, o nível retornará suavemente ao normal durante um período definido pela configuração do tempo de liberação. Para atenuar breves cliques, é provável que os valores de tempo de cerca de 5 ms funcionem bem. Para pops maiores, valores de 10 ms ou mais podem parecer melhores. Para sons reverberantes, como palmas de mão, o tempo de liberação pode ser aumentado de modo a captar algumas das reverberações. Ver Ajuda: Não Sim (padrão Não) Veja a tela de ajuda interna. Limite: -24 dB a 0 dB (padrão -6 dB) Este é o nível acima em que os sons são atuados (reduzido no nível) Nível de silêncio: -100 dB a 0 dB (padrão -24 dB) Quanto reduzir o pico Nível por. Olhe para frente: 1 a 100 milissegundos (padrão 10 milésimos de segundo) Quão longe para olhar para o próximo pop ou crackle. Tempo de liberação: 1 a 1000 milissegundos (padrão de 10 milésimos de segundo) Com que rapidez liberar o efeito e retornar ao volume normal depois que o pop passou. Envelope de texto Autor: Steve Daulton. Fornece uma alternativa à Ferramenta Envelope acessível para deficientes visuais e outros usuários que não usam dispositivos apontadores. Este efeito fornece um meio para moldar o nível de volume de uma faixa ou seleção por desvanecimento de um ponto de controle para o próximo. Os pontos de controle são definidos por um par de números, o primeiro dos quais define a posição do tempo do ponto de controle e o segundo define o nível de amplificação. As configurações de amplificação inicial e final também podem ser definidas. As telas de ajuda estão disponíveis no controle Selecionar Função desse efeito. Selecione a função: escolhas: Aplicar efeito, Visualizar ajuda rápida, Ver exemplos, Exibir dicas. Padrão Apply Effect Time Units: opções: milissegundos, segundos, minutos, porcentagem. Segundos padrão Unidades de amplificação: escolhas: dB ou Porcentagem. Amplificação inicial de dB padrão Entrada numérica. Padrão nenhum Amplificação final Entrada numérica. Padrão nenhum Pontos de Controle Intermediário como pares de tempo e ampliação Pares de números. Padrão nenhum Nota: Os valores decimais devem usar um ponto como o separador decimal. Band Stop Filter Autor: Steve Daulton. Um filtro de rejeição de banda que passa a maioria das freqüências inalteradas, mas pára aqueles em um alcance específico. Defina o controle deslizante de freqüência central ou digite um valor para o centro da banda de freqüência para bloquear. Defina a largura da faixa de parada para determinar a amplitude da banda de frequência cortada. Números menores produzirão um entalhe mais estreito e números maiores irão cortar uma faixa de freqüências mais ampla. Este filtro usa filtros de passagem alta e baixa passagem para alcançar o efeito de parada de banda. Os filtros iteram para melhorar a eficiência da parada da banda para a largura da banda estreita e, portanto, podem realizar perto de bloqueio total até quase 14 oitavas. Para entalhes ainda mais estreitos, um filtro de entalhe deve ser usado. Filtro Chebyshev Tipo I Autor: Kai Fisher Um filtro Chebyshev com opções para operação de passagem alta ou baixa passagem. Os filtros Chebyshev de tipo I podem fornecer um rolo mais alto do que os filtros Butterworth, mas à custa de mais ondulação na banda passante. O plug-in fornece ganho unitário (exceto a ondulação) na banda passante. Este plug-in é capaz de fornecer uma transição de corte excepcionalmente íngreme selecionando uma ordem alta. Tipo de filtro: escolha: Lowpass Highpass (Lowpass padrão) Ordem: escolha 2 a 30 em etapas de 2 (padrão 6) Quanto maior o número de ordem, mais ínfima a transição de corte da banda passada para stopband. Freqüência de corte: 1 a 48000 Hz (1000 Hz padrão). A freqüência real do filtro é limitada a metade da taxa de amostragem da faixa (a freqüência Nyquist). Por exemplo, se a taxa de amostragem da faixa for 44100 Hz, a configuração da freqüência de corte em qualquer valor maior do que 22050 produzirá o mesmo resultado que o ajuste da freqüência para 22050 Hz. Ondulação: 0,0 a 3,0 dB (padrão 0,05) Os valores mais baixos produzirão menos ondulação na banda passante à custa de um corte menos íngreme. Valores mais elevados produzirão um corte mais acentuado, mas com mais ondulação na banda passante. A diferença de inclinação de ondulação e de corte provavelmente será mais notável com filtros de baixa ordem e pode ser notada como um ligeiro impulso ou toque na banda passada logo antes da freqüência de corte. Quando Ripple é ajustado para zero, a resposta de banda passante é essencialmente plana e o filtro possui as características de um filtro Butterworth. Os filtros passa-alto e passa-baixo podem ser usados um após o outro para produzir um efeito de passagem de banda cheio, no qual o corte de passagem inferior é fornecido pelo filtro passa alto e o corte superior fornecido pelo filtro passa-baixa. A banda passante é a banda de frequência que passa entre estas duas frequências de corte. Classic EQ Autores: Josu Etxeberria e David R. Sky. Um Equalizador (EQ) que pode modificar mais de uma banda por vez. Você tem 15 bandas para escolher e pode manipular todas elas independentemente movendo seus controles deslizantes. Exemplo de clipes: o clipe 1 é uma frase falada duas vezes, primeiro sem equalização e, em seguida, com as cinco bandas de freqüência mais baixas aumentadas 10 dB no clipe 2, as cinco bandas de freqüência mais altas são aumentadas 10 dB. Filtro de pente O filtro de pente de nome vem de como ele age no espectro de áudio aplicado a: parece um pente com os dentes apontando para cima. Por exemplo, se você definir a freqüência de pente em 1000 Hz, o filtro de pente enfatiza 1000 Hz, bem como 2000, 3000, 4000 Hz e freqüências sucessivas. Produz um efeito arejado, que é mais pronunciado, quanto maior o valor de decomposição de pente é ajustado, e a ressonância é cada vez mais produzida também. Um filtro de pente pode ser produzido usando configurações de tipo flanger em um efeito de atraso, mas este filtro não usa um atraso para obter o resultado, então ele soa um pouco diferente. Frequência do pente: Hz, 20 - 5000, padrão 440 Desintegração do pente: 0 - 0.1, padrão 0.025 Nível de normalização: 0.0 - 1.0, padrão 0.95 EQ central customizável Frequência central: Hz, 20 - 20000, padrão 440 Largura da banda em oitavas oitavas, 0.1 - 5.0, padrão 1.0 Ganho: dB, -48.0 - 48.0, padrão 0.0 Aplicar normalização Padrão não Nível de normalização: 0.0 - 1.0, padrão 0.95 Autor: Steve Daulton Este EQ é modelado na seção EQ da série Allen amp Heath (TM) GL Mesa de mistura. É um EQ de 4 bandas (equalizador) com dois meios semi-paramétricos e fornece controle independente de quatro faixas de freqüência mais uma chave de deslocamento de baixa freqüência (HPF). Allen amp Heath (juntamente com Soundcraft e Neve) são bem conhecidos pelo seu distintivo EQ britânico. Os dois filtros médios são filtros de pico pico com forma de sino que afetam freqüências em torno de um ponto central que pode ser varrido de 500 Hz para 15 kHz e de 35 Hz para 1 kHz, respectivamente. A largura da banda é selecionada para fornecer controle efetivo para equalização criativa e corretiva. 100 Hz HPF: (- 15 dB) atenua as freqüências abaixo de 100 Hz em 12 dB por oitava. Pode ser usado para reduzir o ruído de baixa frequência, como o aparecimento de microfone, o ruído do estágio e o ruído do transporte de fita. HF Gain: define o ganho do filtro de prateleira de alta freqüência que aumenta ou corta altas freqüências. Os valores positivos tenderão a tornar o som mais brilhante. Os valores negativos tendem a tornar o som menos brilhante. Frequência de alta frequência: (500 Hz a 15 kHz) define a frequência central do filtro de banda média alta. High-Mid Gain: (- 15 dB) define o ganho do filtro de banda média alta. Freqüência baixa-média: (35 Hz a 1 kHz) define a freqüência central do filtro de banda baixa média. Ganho médio baixo: (- 15 dB) define o ganho do filtro de banda baixa média. LF Gain: (- 15 dB) define o ganho do filtro de prateleira de baixa freqüência. Os valores positivos tendem a dar ao som mais baixo e os valores negativos reduzirão o baixo. Filtro de passagem alta com q Um filtro de passagem alta com q ou ressonância. Um filtro passa alto atenua as freqüências abaixo de um determinado ponto de corte. Quanto maior for q, mais a frequência de corte irá ressoar (produzir um tom). Aplicado ao ruído branco, tanto este filtro quanto o filtro passa-baixo com Q podem ser usados para produzir sons parecidos ao vento a uma freqüência constante. Veja o filtro de passagem alta (LFO) e o filtro de passagem baixa (LFO) para habilitar a modulação de uma freqüência de corte de ressonância fixa. Frequência de corte: 20 - 10000 Hz, padrão 1000 Filtro q (ressonância): 0 - 5, padrão 1 Filtro de passagem alta (LFO) Um filtro de passagem alta com um oscilador de baixa freqüência (LFO). Um filtro passa alto atenua as freqüências abaixo de um determinado ponto de corte. O LFO neste plug-in modula a frequência de corte para cima e para baixo, como em um sintetizador eletrônico. Frequência LFO: 0 - 20 Hz, padrão 0,2 - define a velocidade da oscilação, maior é mais rápido Freqüência de corte inferior: 20 - 20000 Hz, padrão 160 Frequência de corte superior: 20 - 20000 Hz, padrão 2560 LFO fase de partida: -180 a 180 graus, padrão 0 Exemplo de clipe 1: freqüência LFO de 1,0 Hz, freqüência mais baixa 113 Hz, freqüência superior 3620 Hz, aplicada a onda quadrada 110Hz. Exemplo de clipe 2: freqüência LFO de 5,0 Hz, freqüência mais baixa 113 Hz, freqüência superior 3620 Hz, aplicada três vezes a uma voz. Versão alternativa Freqüência de corte do centro: 20 a 20000 Hz, padrão 640 LFO profundidade (raio): 0,0 a 10,0, padrão 1 - até onde (em oitavas) do centro f o filtro varre. Frequência LFO: 0,0 a 20,0, padrão 0,2 LFO fase de partida: -180 a 180 graus, padrão 0 Hum Remover Autor: Steve Daulton Um filtro para remover o som de alimentação de sons de gravações. A freqüência de eletricidade da rede elétrica é de 60 Hz nos EUA, 50 Hz na Europa. Isso pode criar interferências elétricas em gravações com muitos harmônicos. Para remover o zumbido, este efeito aplica uma série de filtros de entalhe com base nas freqüências de eletricidade de rede elétrica e os harmônicos, que possuem freqüências que estão em múltiplos exatos dessa freqüência. Para minimizar a perda de dados de áudio, o número de harmônicos pode ser ajustado de modo que somente tantos entalhes quanto necessário para eliminar o zumbido audível sejam aplicados. Muitas vezes, há mais harmônicos ímpares do que harmônicos, portanto, esse efeito permite definir o número de filtros harmônicos ímpares e pares de forma independente. A menos que a quantidade de hum seja muito ruim, o áudio de alto nível, muitas vezes, mascarará o zumbido, tornando a remoção desnecessária, mas durante partes silenciosas da gravação o hum pode ser desagradávelmente intrusivo. Este efeito, portanto, tem um controle de nível de limiar, de modo que apenas sons silenciosos (onde o hum são mais visíveis) são filtrados. Selecione Região: Europa (50Hz) ou EUA (60Hz), padrão 50Hz - Define a freqüência de hum fundamental. Número de harmônicos ímpares: 0 a 200, padrão 1 - O primeiro harmônico é de 50 ou 60 Hz, dependendo da região selecionada. Número de harmônicos mesmo: 0 a 200, padrão 0 - O número de harmônicos pares para filtrar. Hum Limiar Nível (0 a 100): 0 a 100, padrão 10 - O nível do sinal, como uma porcentagem da escala completa abaixo da qual os filtros são aplicados. O efeito do espectro de trama geralmente pode fornecer um guia útil sobre quais freqüências precisam ser removidas. Primeiro, selecione 50 ou 60 Hz com o primeiro controle, conforme apropriado, e ajuste os demais controles para o máximo. Visualize o efeito com freqüência enquanto reduz um controle de cada vez para encontrar as configurações mínimas necessárias para remover o hum. Filtro de passagem baixa (LFO) Um filtro passa-baixa com um oscilador de baixa freqüência (LFO). Um filtro de passagem baixa atenua as freqüências acima de um determinado ponto de corte. O LFO neste plug-in modula a frequência de corte para cima e para baixo, como em um sintetizador eletrônico. Frequência LFO: 0 - 20 Hz, padrão 0,2 - define a velocidade da oscilação, maior é mais rápido Freqüência de corte inferior: 20 - 20000 Hz, padrão 160 Frequência de corte superior: 20 - 20000 Hz, padrão 2560 LFO fase de partida: -180 a 180 graus, padrão 0 Exemplo de clipes 1 - 3: freqüência LFO de 0,2 Hz, freqüência mais baixa 320 Hz, freqüência superior 1280 Hz, aplicada ao ruído branco uma vez, duas vezes e três vezes, respectivamente. Exemplo de clipe 4: freqüência LFO de 1,0 Hz, freqüência mais baixa de 320 Hz, freqüência superior 1280 Hz, aplicada a onda quadrada de 640 Hz. Versão alternativa Freqüência de corte do centro: 20 20000 Hz, padrão 640 LFO profundidade (raio): 0,0 a 10,0, padrão 1 - até onde (em oitavas) do centro f o filtro varre. Frequência LFO: 0,0 a 20,0, padrão 0,2 LFO fase de partida: -180 a 180 graus, padrão 0 Filtro passa-baixa com Q Um filtro passa-baixa com q ou ressonância. Um filtro de passagem baixa atenua as freqüências acima de um determinado ponto de corte. Quanto maior for q, mais a frequência de corte irá ressoar (produzir um tom). Aplicado ao ruído branco, tanto este filtro quanto o filtro de passagem alta com Q podem ser usados para produzir sons parecidos ao vento a uma freqüência constante. Veja o filtro de passagem baixa (LFO) e o filtro de passagem alta (LFO) para habilitar a modulação de uma freqüência de corte de ressonância fixa. Frequência de corte: 20 - 10000 Hz, padrão 1000 Filtro q (ressonância): 0 - 5, padrão 1 EQ Multibanco Selecione o número total de bandas (T, de 2 a 30), número da banda (1 a 30, dependendo de quantos totais Bandas T que você escolheu), e aplicar ganho (-24 a 24 db). Determina a largura da banda dependendo do número de banda total T que você escolheu. Autor: Steven Jones. Suavemente baseado na caixa de stomp do Mutron do final da década de 70. Basicamente, é um filtro controlado por um seguidor de envelope. CenterCutoff: 0 - 10000 Hz, padrão 100 - define a freqüência do filtro estático Profundidade: -10000 - 10000 Hz, padrão 5000 - define a profundidade de modulação do filtro negativo ou positivo Largura da faixa: 50 - 400 Hz, padrão 100 - controla a ressonância, menor Os valores são mais ressonantes Modo: 0Low 1High 2Notch 3Band (padrão) - define o modo de filtro: 0 Low pass, 1 High Pass, 2 Band Reject (corte um entalhe na freqüência do filtro), 3 Band Pass Notch Filter Autores: Steve Daulton e Bill Wharrie. Como o nome sugere, um filtro de entalhe corta um entalhe no espectro do seu áudio. A frequência padrão (60 Hz) pode remover muito do zumbido que as gravações podem adquirir a partir da fonte de alimentação de 60 Hz (como usado na América do Norte e Central e grande parte da América do Sul). Você pode definir Frequência para 50 Hz para neutralizar a alimentação em outros países. Veja o gráfico das freqüências de rede por país. As freqüências de filtro acima de 10000 Hz podem ser inseridas digitando o valor, mas são apenas válidas até metade da taxa de amostragem do áudio que está sendo processado. Os valores de Q fora do alcance do controle deslizante podem ser inseridos digitando os valores, mas devem ser superiores a 0,01. Freqüência: 0 - 10000 Hz, padrão 60 Hz Q: 0,1 - 20,00, padrão 1,00 - determina a largura do entalhe. Abaixo 1 cria um entalhe mais largo, acima de 1 cria um entalhe mais estreito. Eqüestre paramétrico Autor: Steve Daulton e Bill Wharrie Um equalizador paramétrico é um efeito equalizador variável que fornece o controle de três parâmetros: amplitude, freqüência central e largura de banda. Este plug-in fornece controle de uma faixa de freqüência que pode ser sintonizada para uma freqüência central definida pelo usuário. A largura da banda de frequência afetada pode ser ajustada com o controle de largura e a faixa de freqüência definida pode ser aumentada ou atenuada de acordo com o controle de Ganho. Frequência (Hz): 10 a 10000 Hz, padrão 1000 Hz - define a freqüência central do filtro Largura: 0 a 10, padrão 5 - determina a largura da faixa de freqüência afetada. As configurações de largura maior afetam uma ampla gama de freqüências. Menor largura afeta uma faixa mais estreita de freqüências. Numericamente, a largura é aproximadamente metade da largura de ganho em meia oitava, portanto a configuração padrão de 5 tem uma largura de meia ganho de aproximadamente 2,5 oituras. Ganho (dB): -15 a 15 dB, padrão 0 dB (sem efeito) - quanto a freqüência do centro do filtro é aumentada ou atenuada. Filtro de passagem baixa aleatório Como alguém está jogando ao redor com o botão de freqüência de corte do seu filtro passa-baixa. Devido ao modo como o sinal aleatório é gerado, quanto menor for a velocidade máxima, maior será o fator de profundidade para produzir uma profundidade semelhante de mudanças de filtragem. Se você gerar ruído branco, aplique esse efeito, você pode, até certo ponto, simular o ruído do vento de passo constante. Velocidade máxima de varredura do filtro: 0.01 - 10.0 Hz, padrão 0.2 - velocidade máxima das mudanças de corte aleatórias do filtro Fator de profundidade do filtro: 1 - 300, padrão 20 - quão extrema o corte aleatório do filtro muda é a freqüência de corte máxima: 20 - 5000 H, padrão 2000 - Filtros Filtro ressonante de filtro de filtro máximo Autor: Steve Daulton Um filtro com passagem baixa, passe alto e opções de passagem de banda com um controle de ressonância. Audio filters are commonly designed to have a smooth frequency response that is essentially flat in the pass band then rolls off to a lower level in the stop band, but in some cases it is desirable to use a filter that has a peak and accentuates frequencies close to the defined filter frequency. Such filters are commonly used in sound synthesis to cause ringing at specified frequencies. This tends to be most effective with sounds that have complex frequency content, such as noise. Filter frequency: 1 to 20000 Hz (default: 1000 Hz) - The corner frequency of the filter. The frequency must be below the Nyquist Frequency (half the sample rate) or an error message will be displayed. Resonance (Q): 0.1 to 100 (default: 10) - The amount of resonance. Higher values will produce a more pronounced and narrower peak at the corner frequency. Lower values will produce a less prominant peak with values below 0.7 showing no peak at all. Filter type: choice: Low Pass, High Pass, Band Pass (default: Low Pass) - Low pass allows frequencies below the corner frequency to pass through the filter and reduces frequencies above the corner. High Pass allows frequencies above the corner to pass and reduces frequencies below the corner. Band Pass reduces frequencies that are below the corner and reduces frequencies that are above the corner, allowing only a band of frequencies around the corner frequency to pass. Output Gain: -60 to 0 dB (default -12 dB) - Because the resonance accentuates frequencies around the corner frequency it is often necessary to reduce the output level of this effect. Lower (more negative) values reduce the level more. Shelf Filter Author: Steve Daulton A shelf filter with options for high shelf, low shelf or mid-band. Low-shelf filter passes all frequencies, but increases or reduces frequencies below the shelf frequency by specified amount. High-shelf filter passes all frequencies, but increases or reduces frequencies above the shelf frequency by specified amount. Mid-band shelf filter passes all frequencies, but increases or reduces frequencies between the low and high cutoff frequencies by specified amount. Filter type: low-shelf high-shelf mid-band - specifies which type of filter Low frequency cutoff: 1 to 10000 Hz - The corner frequency for the low shelf filter, or the lower corner frequency for the mid-band filter. High frequency cutoff: 0.1 to 20 kHz - The corner frequency for the high shelf filter, or the upper corner frequency for the mid-band filter. The high frequency cutoff must be less than half the track sample rate. Filter gain: - 30 dB - how much to boost or cut the filtered audio. Positive values boot and negative values reduce the level. Ten Band EQ An Equaliser (EQ) that can modify one band at a time. Select the band number (1 to 10) and gain (-24 to 24 dB).
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